O QUE É ATM (“Articulação Temporo Mandibular”)?

ATM é a abreviatura de “Articulação Temporo Mandibular”. Essa articulação situa-se logo à frente do ouvido e é responsável pelos movimentos executados pela mandíbula.

O que é DTM (“Disfunção Temporo-mandibular”) ?

Disfunção Temporo-mandibular é um termo dental, que descreve um conjunto de sintomas, que resultam quando a mastigação músculos e articulações mandíbula não funcionam juntas corretamente.

Essa articulação é uma das mais complexas do corpo humano, responsável por mover a mandíbula para frente, para trás e para os lados. Qualquer problema que impeça a função ou o adequado funcionamento deste complexo sistema de músculos, de ligamentos, de discos e de ossos é chamado de D-ATM. Geralmente, a D-ATM dá a sensação ao indivíduo acometido de que sua mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo e até travando por um instante. A causa exata desta disfunção, em geral, é impossível de ser identificada.

DTM x ESTRESSE

A disfunção da ATM pode ser incluída no rol das doenças da modernidade. Com o estresse do dia-a-dia, ritmo acelerado e as más condições de trabalho, problemas como as lesões de esforço repetitivo (LER´s) e a DTM, se tornam cada vez mais comuns. Uma das principais causas do aumento da incidência de DTM é a tensão e a postura.

QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DE UM PACIENTE QUE TEM PROBLEMAS DE ATM?

É o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes. O estalido (clique), por si só, já traduz problemas nas ATM’s. Outras causas são:

• Dor ao bocejar, ao abrir muito a boca ou ao mastigar;
  • Mandíbulas que “ficam presas” travam ou saem do lugar;
  • Flacidez dos músculos da mandíbula;
  • Uma brusca mudança no modo em que os dentes superiores e inferiores se encaixam.

QUAIS AS PRINCIPAIS CAUSAS?

• Estresse
  • Tensão
  • Má oclusão (encaixe dos dentes)
  • Perda precoce dos dentes
  • Hábitos parafuncionais (apertar e ranger os dentes e morder objetos)
  • Alteração postural

PORQUE ACONTECE O ESTALIDO (Clique) NAS ATM’s?

Entre as faces articulares dos ossos que compõem as ATM’s (osso temporal e côndilo da mandíbula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa (macia e similar ao menisco no joelho) chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e amoldar as superfícies ósseas. Quando o disco articular se desloca de sua posição fisiológica (natural), acontece o estalido (clique), notado nos movimentos mandibulares, tais como: falar, mastigar, cantar, bocejar etc. observar na FIGURA abaixo.

PORQUE O PROBLEMA DA ATM PODE CAUSAR DORES DE CABEÇA?

As dores de cabeça provenientes das disfunções de ATM, em geral, não são propriamente de cabeça: são dores nos músculos que envolvem a cabeça. Posições posturais viciosas, relacionamento dental inadequado, apertamento e/ou ranger de dentes, associados ao stress, normalmente culminam em quadros crônicos de dores nos músculos da face, da cabeça e do pescoço.

E A DOR DE OUVIDO?

A proximidade entre a ATM e o ouvido pode ocasionalmente confundir o paciente sobre o local de origem da dor. Na realidade, a dor de ouvido é diferente da dor de ATM. Como diagnóstico diferencial, as disfunções das ATM’s não manifestam febre, não eliminam secreção pelos ouvidos e não são acompanhadas por quadros infecciosos das vias aéreas superiores.