Dentista Vila da penha | Slide 01
    Dentista Vila da penha | Slide 03
    Dentista Vila da penha | Slide 04

Boca Seca

É conhecida na área de saúde como xerostomia e é causada pela diminuição na produção da saliva, ou seja, seu organismo não produz saliva suficiente para manter sua boca úmida. Todos podemos ter a boca seca, vez ou outra, especialmente se estamos apreensivos, tristes ou sob estresse.Acomete, com intensidade e duração variáveis, um grande número de pessoas e suas causam podem variar consideravelmente.

São exemplos:

• A idade avançada (as glândulas salivares vão se atrofiando com a idade).
  • Efeito colateral de certos medicamentos (centenas deles), tais como anti-hipertensivos, antidepressivos, tranqüilizantes, etc.
  • Hábitos e vícios como o alcoolismo e a ingestão de alimentos ricos em cafeína.
  • A diabete mellitus, na qual a boca seca é um achado constante.
  • Problemas psiquiátricos (certas psicoses e estados de ansiedade).
  • A Menopausa: mudanças nos níveis de hormônios afetam as glândulas salivares, deixando as mulheres durante e após a menopausa com uma sensação constante de secura na boca.
  • Fumo: Muitos fumantes de cachimbo, charuto e cigarro apresentam boca seca.

Porque a saliva é tão importante?

Tem importante papel na formação do bolo alimentar, favorecendo a digestão e deglutição. Proporciona também uma lavagem físico-mecânica facilitando uma melhor movimentação da língua e demais músculos; atua na proteção da mucosa da boca; controla a microbiota bucal; estabelece e mantém o Ph (equilíbrio bucal), atuando também no processo da cárie dental.

O que a boca seca pode causar

Cáries, erosão dental, (candidíase, doença fúngica), doenças gengivais e periodontais, infecções nas glândulas salivares, halitose (mau hálito), lábios ressecados e rachados, língua áspera, úlceras e feridas bucais, sensação de queimação, etc.

Como aliviar os sintomas:

• Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;
  • Evitar o consumo demasiado de comidas muito picantes e salgadas;
  • Evitar uso de enxaguatórios bucais com álcool;
  • Diminuir o uso de bebidas alcoólicas;
  • Evitar o uso excessivo de bebidas com cafeína (café, chá preto ou verde e refrigerantes a base de cola).

NOSSAS REDES:

CRIADO POR: