Periodontia Vila da Penha | Periodontia RJ

Periodontia é a especialidade que trata a prevenção e tratamentos da gengiva e do osso doa dentes. Já o periodonto é o conjunto de tecidos que está ao redor do dente e que é responsável pela sua fixação: gengiva, osso alveolar e fibras que ligam a raiz ao osso.

O que é periodontite?

É o comprometimento dos tecidos periodontais pelo processo inflamatório, que leva à reabsorção do osso que está ao redor das raízes dos dentes, enquanto que, na gengivite, não há alteração óssea, pois a inflamação só atinge a gengiva. É mais comum em pessoas com mais de 30 anos de idade.

Periodontite é a principal causa de perda dos dentes.

Em que a gengivite tem ligação com a doença periodontal?

A doença se inicia com a formação de placa bacteriana e a inflamação na gengiva, num estágio mais avançado destrói o osso e pode acabar provocando a perda do dente.

A doença periodontal provoca dor?

Um dos fatores que contribui para o rápido desenvolvimento da periodontite (doença periodontal) é que a doença só provoca dor de dente num estágio bastante avançado. Como as pessoas somente procuram o dentista quando estão com dor de dente, se não houver orientações anteriores, somente será descoberta quando já estiver num estágio tão avançado que não há mais possibilidade de “salvar” o dente.

Quando se inicia o tratamento?

O tratamento se inicia com a “descontaminação” da raiz dentária, que é feita com raspagens periódicas. Depois, há duas opções, dependendo da evolução da doença: controle periódico ou cirurgia para regeneração.

Como sei se tenho a doença periodontal?

O sinal mais característico é o sangramento, mas devemos estar atentos também para: alterações na posição dos dentes, mobilidade, retrações gengivais, retenções de alimento, inchaço etc.

De qualquer forma o diagnóstico exato somente um dentista pode fazer.

Ao perceber sangramento com o uso do fio dental, devo suspender este procedimento?

Não, desde que esteja passando o fio corretamente. O sangramento denota a presença de bactérias nessa região e, dessa forma, é conveniente continuar com o uso do fio na tentativa de removê-las.

Existem medicamentos indicados para o tratamento?

Não é possível o tratamento desta doença somente com medicamentos, sejam estes locais ou sistêmicos. A placa bacteriana aderida ao dente tem que ser removida mecanicamente pelo cirurgião-dentista.

O que causa a periodontite?

A placa bacteriana aderida ao dente é a única causa, porém algumas alterações na gengiva podem estar associadas a causas hormonais, uso de alguns medicamentos, queda de resistência, fumante inveterado, etc.

Como é feito o tratamento de periodontite?

É feito com a remoção da placa bacteriana aderida através de raspagem e alisamento das raízes dos dentes. Quando os instrumentos de raspagem não atingem toda área da raiz comprometida, as cirurgias são indicadas para facilitar o acesso.

Uma vez tratada a doença periodontal, os tecidos se recuperam integralmente?

Não, sempre ficam sequelas, com exceção das gengivites. A doença periodontal deixa como sequelas alterações estética do tipo: deslocamento na posição do dente, retração gengival com consequente aumento no comprimento do dente etc. Existem procedimentos cirúrgicos e protéticos que podem minimizar esses defeitos.

De quanto em quanto tempo retorno para a manutenção do tratamento?

As visitas para manutenção devem assegurar a estabilidade da condição de saúde alcançada com o tratamento e, assim, evitar tanto a progressão da doença como a sua recidiva. Nos casos mais avançados, recomenda-se uma periodicidade de 3/3 meses e de 4/6 meses para a maioria das pessoas. Após melhora pode-se espaçar de acordo com as recomendações do dentista.

Como prevenir a periodontite?

A sua prevenção pode ser feita unicamente removendo a placa bacteriana através de limpeza bucal doméstica com fio dental e escova, mais limpezas periódicas feitas pelo dentista. Uma vez o osso que sustenta os dentes serem perdidos, normalmente, não há mais recuperação.

Quais os sintomas da Periodontite?

• Sangramento gengival durante a escovação – a gengiva que sangra é a gengiva doente
  • Gengiva vermelha, inchada ou dolorida
  • Gengiva que está se afastando do dente (retração ou recessão gengival)
  • Mau Hálito persistente