>> FIQUE POR DENTRO

IMPLANTE DENTAL

O QUE É EXATAMENTO UM IMPLANTE DENTAL?

Os implantes são pequenos cilindros de titânio, do tamanho médio de uma raiz de dente (serve para substituí-las) e que são implantados no osso, na região do dente ausente (ou a ser extraído). O implante serve como um suporte para a coroa a ser inserida no local, a dentadura ou a outra prótese dental. O número de dentes faltantes e sua posição determinarão o tipo de restauração que será recomendado para o uso sobre os implantes.

QUAIS OS SEUS BENEFÍCIOS?

Os implantes permitem a colocação de dentes fixos permanentes que podem verdadeiramente imitar seus próprios dentes naturais no aspecto, na sensação e na função. Fornecem 100% da habilidade de mastigação natural.

Se você tem dentaduras ou dentes faltantes, substituí-los com os implantes pode permitir que você mastigue e funcione normalmente sem a preocupação de um dispositivo removível móvel.

Adicionalmente, a colocação do implante impedirá a perda do osso que ocorrerá onde os dentes são perdidos (Figura abaixo).

QUE PROCEDIMENTOS SÃO EXIGIDOS PARA IMPLANTES?

No planejamento a posição e a angulação ideais do dente (dentes) a ser substituído, com um guia cirúrgico (Figura abaixo), que simula a posição ideal da restauração final (é criado para ajudar no procedimento cirúrgico). Normalmente, dependendo de cada caso, devem-se tirar radiografias complementares ou até uma tomografia computadorizada.

DÓI A COLOCAÇÃO DE IMPLANTES?

O implante, normalmente, é colocado sob anestesia local, sendo indolor. Depois de um curto período de cicatrização que varia de 3 a 6 meses o dente final na posição ideal é finalizado. Para pacientes mais ansiosos, pode-se usar a sedação consciente.

HÁ UM PERÍODO DE TEMPO DURANTE O PROCEDIMENTO QUE TEREI QUE FICAR SEM DENTES?

Não, você não ficará sem dentes durante o tratamento e o término do processo tratamento. Muitas vezes o implante será restaurado imediatamente com um dente. Se um período de cicatrização mais longo é exigido, os dentes provisórios estarão utilizados sempre para dar-lhe uma aparência natural e para fornecer a função apropriada.

QUANTO CUSTA O IMPLANTE DENTAL?

O custo dependerá do número de implantes necessários, localização, necessidade ou não de procedimentos complementares. Não é sempre necessário ter um implante para cada dente faltante. Em certas situações como nas próteses chamadas "protocolo" são colocados números de implantes suficientes para sustentar essa nova prótese fixa no local desejado.

SERÁ QUE POSSO SER UM "CANDIDATO" A COLOCAÇÃO DE IMPLANTES DENTAIS?

No caso dos dentes ausentes, os implantes dentais são geralmente o tratamento mais recomendado. Alguns poucos problemas médicos impossibilitam o uso de implantes dentais. O certo é que, quanto mais tempo se protelar a colocação dos implantes, mais osso será perdido, conseqüentemente, dificultando a solução ideal.

Poderá haver também dificuldades criadas pelo longo tempo sem dentes, já que neste caso o osso é perdido (como falado acima) e se torna cada vez mais difícil sua correção e inserção de implantes, quanto mais tempo passa (Figura abaixo):

Se o problema da perda de dentes for superior, há a dificuldade devido à localização do seio maxilar (cavidade que se situa entre o nariz e a parede lateral dos ossos acima dos dentes superiores (normalmente pré-molares e molares).

Implante Dental

Implante Dental

Implante Dental

Implante Dental
Voltar a página "Fique por dentro" e ver a lista completa de opções