São coroas confeccionadas totalmente sem metal. Podem ser feitas em resinas, ceromero (resina composta associada à cerâmica) e somente cerâmicas. Podem ser usadas em coroas totais, parciais e sobre implantes. Requerem o mínimo de 2 consultas ao dentista para seu término.
São chamadas metal-free, ou seja, que não precisam de suporte metálico para aplicação de porcelana, o que torna a prótese mais leve e mais translúcida, semelhante aos dentes naturais. Além da estética excepcional, não fica aparecendo uma linha escura perto da gengiva com o passar do tempo.
Uma melhor estética também pode ser obtida pela substituição de antigas coroas e pontes fixas em base metálica (metaloceramica) – foto abaixo. Os novos trabalhos podem ter a cor dos dentes naturais, quando feitos em porcelana sobre base de um material que vai também vai ter a cor dos dentes, já que esta base também terá cor branca (sem metal), dando uma naturalidade maior a coroa ou restauração confeccionada em laboratório. Para isto, basta fazermos uma analogia do dente confeccionado em base metálica, já que o dente natural não comporta nenhum tipo de metal. Desta forma, maior “passagem de luz” dará um aspecto mais natural a essas coroas.
As próteses em cerâmica pura, somente são contra-indicadas em caso de pacientes que rangem ou travam os dentes durante a noite. Estes pacientes, dependendo do caso, podem até provocar trincas e fraturas nas coroas.