Bruxismo

De acordo com a Academia Americana de Dor Orofacial e a Associação Americana de Desordens do Sono, o bruxismo é caracterizado por atividade parafuncional noturna e/ou diurna involuntária dos músculos mastigatórios, rítmica ou espasmódica, podendo apresentar apertamento e/ou ranger dos dentes. Hereditariedade, fumo e excesso de consumo de café são alguns fatores de risco para o desenvolvimento do bruxismo”.

O ranger dos dentes, tanto de dia como à noite, é um hábito observado em todas as faixas etárias e em ambos os sexos. Os dentes se desgastam de forma destrutiva e anormal. São atividades não funcionais (não são usadas para mastigar, engolir e deglutir)

O QUE OCORRE?

São movimentos rítmicos semelhantes aos da mastigação, e longos períodos de contração dos músculos da face. Podem causar dor e fadiga muscular, devido ao fato de que as forças de contração involuntárias podem superar aquelas realizadas conscientemente.

Abscesso dental

Retrações gengivais e abfração são uma conseqüência do bruxismo, onde além da retração há perda de tecido dentário no colo do dente (próximo da gengiva).

O QUE PODE CAUSAR O BRUXISMO?

Este problema pode provocar dor de dente, trinca e quebra dos dentes, sensibilidade dentinária (frio e calor), pode fazer com que solte coroas e pontes, desgaste dos dentes, e principalmente, prejudicar a estética, já que os dentes podem diminuir de tamanho e perder seu formato original.

O QUE CAUSA O BRUXISMO?

Normalmente são multifatoriais. As principais causas deste problema são: a tensão emocional e o estresse emocional e físico. Nos períodos de maior preocupação há uma maior ocorrência deste mau hábito.

Também influenciam algumas causas intrínsecas e dentárias, como a ausência de vários dentes, restaurações ou pontes fixas que tenham sido mal feitas ou colocadas, interferindo na mordida ou na oclusão, ou ainda um dente que esteja fora do seu devido lugar.

Abscesso dental

QUAL O TRATAMENTO?

Já existe tratamento para o bruxismo. Ele é feito com uma placa especialmente confeccionada para atender às particularidades de cada paciente, que deve ser usada na hora de dormir.

Esta placa orienta (direciona) os movimentos que o paciente realiza durante a noite e, desta forma, previne o desgaste dos dentes e problemas na articulação da mandíbula, conhecida como Articulação Têmporo Mandibular ou ATM.

O QUE PODE SER FEITO PARA RECUPERAR OS DENTES DESGASTADOS?

A reconstituição de dentes desgastados pelo bruxismo também pode ser feita, mas só nos casos em que os pacientes se adaptem à placa noturna, para que não ocorra um novo desgaste ou a fratura das restaurações realizadas.